sábado, 13 de janeiro de 2018

OBJETIVOS: PEDAGOGIA ESPÍRITA 2018/2020

CURSO LIVRE
 PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU
Modalidade a Distância (on line - EaD)
O curso de Pós-graduação em Pedagogia Espírita tem por objetivo o estudo, a pesquisa das concepções de filosóficas e metodológicas da educação espírita, construída ao logo dos 150 anos  da Doutrina dos Espíritos, na França e no Brasil. Propõe-se a discutir e fundamentar uma visão integral e crítica do ser womano como sujeito em sua unidade com suas múltiplas dimensões: social, espiritual, política, cultural, religiosa, biológica entre outras e bem como analisar as propostas educacionais concretas (já testadas) e potenciais (utópicas), e qual sua possível adequação ao heterogêneo alunado brasileiro dos dias atuais. Busca-se realizar a interpretação e a reinterpretação das instituições pelo viés das ciências da educação, numa perspectiva mais holística, ecumênica e integrada, entendendo a educação como um complexo sistema de forças e variáveis dependentes. Este curso está voltado para pessoas interessadas em especializar-se nos estudos das ciências da educação, na perspectiva espírita, para atuarem de forma mais adequada, dentro dos preceitos legais, em instituições espíritas ou não, públicas ou particulares, nas áreas de educação, nas diferentes tarefas universitárias e escolares, em centros de pesquisa; em instituições de saúde; no setor de recursos humanos de empresas, e bem como em movimentos sociais.

1.2. Específicos:

1.2.1. Ampliar e aprofundar conhecimentos sobre a Doutrina Espírita, em contínuo diálogo interreligioso, estimulando a capacidade criadora do alunado, de modo a aperfeiçoar sua formação pessoal, profissional e sua atuação na sociedade;
1.2.2. Oferecer um programa de estudos que considere, dentro dos preceitos legais, as necessidades concretas das instituições espíritas ou não, oficiais ou não-governamentais, mantendo ao mesmo tempo o nível de excelência acadêmica;
1.2.3. Atender à demanda crescente de profissionais da educação capacitados (as) e com conhecimentos aprofundados na área, em um mundo em acelerado processo de transformações sociais e científicas, estimulando a reflexão sistemática sobre as principais implicações da vivência religiosa no atual contexto histórico;

1.2.4. Oferecer oportunidade a pesquisadores (as), líderes comunitários e religiosos (as) e leigos (as) envolvidos (as) com o complexo campo religioso para atualizarem seus conhecimentos nas áreas de Ciências da Educação e da Religião e ampliarem seus horizontes quanto ao significado de sua atuação, consciente de seu papel promotor de transformação social.
1.2.5. Aperfeiçoamento / Atualização e Formação Inicial de Agentes Promotores de Educação e Saúde (física, mental e espiritual);
1.2.6. Proporcionar conhecimento atualizado e multidisciplinar sobre o desenvolvimento humano, através do permanente debate (crítico) que busca interligar as Ciências Sociais e as Ciências da Religião, Saúde/Educação e Espiritualidade.

Leia mais no manual do aluno de Pedagogia Espírita: 

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